• whatsapp
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

02

Formação Profissional de Atores

LOGO - RIEA INTERCIONAL
LOGO - RIEA INTERCIONAL

LOGO - RIEA INTERCIONAL
LOGO - RIEA INTERCIONAL

1/1
 

O trabalho de treinamento e formação de atores é baseado numa proposta conceitual que trata o Teatro como um fenômeno acústico, mais próximo, portanto, da música do que da literatura. Isso define o campo metodológico de trabalho, centrado no papel da musicalidade da cena, da voz e da palavra em performance. O texto teatral é compreendido como mapa de ações e musicalidades para a composição cênica e a palavra tratada como ação / performance. Isso reforça o carácter imagético, erótico e virtual da voz humana. O corpo é abordado em sua integridade, evitando dicotomias e binarismos como, por exemplo, corpo e voz ou corpo e mente. Isso afasta o processo metodológico da escola de propostas psicológicas ou introspectivas da atuação. Não há dentro e fora. Há o corpo. O treinamento não visa o aprendizado de técnicas ou estilos de atuação. Propõe-se uma busca por princípios sólidos, que permitam o trânsito por linguagens e diferentes estilos: um corpo treinado não para reprodução, mas para criação.      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O foco do trabalho é a teatralidade. A formação recai sobre o uso dos elementos da encenação na formulação discursiva da cena e na capacitação dos atores para uma abordagem híbrida da atuação, transitando com fluidez por linguagens e estilos consolidados, afastando-se de abordagens introspectivas da atuação. Com referência direta às propostas metodológicas de Bertolt Brecht, o Teatro dos Ventos também evoca a produção de Augusto Boal, Silvia Davini, pesquisas no campo da música e da linguística, além das formulações de Fernando Martins, desenvolvidas ao longo desses últimos 10 anos de produção.  

* Elementos da encenação

* Treinamento de atores

* Treinamento musical

* Dramaturgia teatral

* Os Grandes Encenadores do século XX

* Perfomance e Teatro Contemporâneo

* Composição cênica (montagens)

* Filosofia e Arte

 

20 horas semanais (15 horas presenciais e 5 horas de criação)

02 anos (com possibilidade de extensão por mais um ano de estágio)  

Turno: Noturno 19h às 22h

Conteúdos

Metodologia

Carga Horária / Duração